segunda-feira, 30 de julho de 2012

Contexto Histórico

  Em julho de 2005 o Google adquiriu a Android Inc, uma pequena empresa na Califórnia (Estados Unidos).  A partir daí foi desenvolvida uma plataforma para dispositivos móveis baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.
  Várias empresas de tecnologia e celulares, como T-Mobile, HTC, Qualcomm, Motorola e outras se uniram e em novembro de 2007 anunciaram a criação do Open Handset Alliance, uma aliança multinacional de líderes da indústria de tecnologia e dispositivos móveis, para gerenciar o desenvolvimento do Android, a primeira plataforma realmente aberta e abrangente para dispositivos móveis.
  Seu grande diferencial é que, como o código é liberado, programadores de todo o mundo criam aplicativos, ou seja, pequenos programas para rodar nos celulares que tenham o sistema. Esses aplicativos ficam todos catalogados e à disposição dos usuários na Android Market, uma loja virtual acessível via celular, muitos deles gratuitos. A grande vantagem é que você melhora as funções do telefone móvel através de programas que são elaborados justamente para isso: melhorar o funcionamento do aparelho. São aplicativos tão variados, como leitores de ebooks, tocadores de mp3, bússolas digitais e, claro, joguinhos.
  O primeiro celular a ser vendido com Android foi o HTC Dream, lançado a 22 de outubro de 2008, cumprindo assim as expectativas do documento.

Versões:
                                
- Android 1.1 (lançado em Fevereiro de 2009), que incluía:
  Alarm Clock, API Demos, Browser, Calculadora, Câmera, Contatos, Dev Tools, Dialer, Email, Maps (e StreetView), Mensagem, Música, Imagens (Galeria) e Configurações.

                                   

 




- Android 1.5 Cupcake (lançado em Maio de 2009), veio para mostrar que o sistema deveria ser levado a sério e com as seguintes novidades:
  Gravação de vídeos, Bluetooth A2DP, Conexão Bluetooth automática, Fazer upload de vídeos para o YouTube e Picasa e Copy & Paste.

                                    





- Android 1.6 Donut (lançado em Setembro de 2009), o lançamento do HTC Hero com Android 1.6 foi um dos marcos na história, e foi aí que as pessoas começaram a ver o    potencial, e que a Apple e a Microsoft começaram a se ligar que não estavam sozinhas no mercado, com mais novidades:
  O novo Android Market para aplicativos, Uma interface integrada de câmera, gravação de vídeos e galeria, com multi-seleção e deletar, Busca por gestos, Busca por voz, Integação de aplicativos e Grande melhoria no text-to-speech.

                                       


 - Android 2.0/2.1 Eclair (lançado em tempo recorde, Outubro de 2009), nesse momento que o pessoal começou a se perguntar qual eram os apelidos que o Google dava para o Android cada vez que uma versão nova era lançada. Ficou óbvia que era o nome de uma sobremesa doce, e ia aumentando conforme a versão (c,d,e), esta versão adicionou:
  Velocidade de hardware otimizada, Mais opções de tamanhos e resolução de telas, Uma UI bem melhorada, Suporte ao Exchange, Live wallpapers, Teclados virtuais melhorados, Bluetooth 2.1 e Google Maps 3.1.2.

                                      
 - Android 2.2 FroYo (lançado em Maio de 2010), que incluía:
  Suporte ao Flash 10.1 completo, Processamento até 5x mais rápido, Hotspot para até 8 aparelhos, Homescreen melhorada com atalhos dedicados, Melhoria significante ao suporte ao Exchange, incluindo wipe remoto, auto-descobrimento, suporte completo ao calendário, Melhoria da câmera de vídeo, como botões de controle na tela, e a possiblidade de acender o led para gravações de vídeo, Múltiplas linguagens para teclados, Mensagem cloud-to-device, Possiblidade de salvar aplicativos no cartão SD e Poder fazer discagem pelo Bluetooth.

                                         
 - Android 2.3 Gingerbread (lançado em Dezembro de 2010), principais mudanças:
  Melhoria no copy & paste, Mudança das cores a interface, e uma mudada nela também (mais quadrada), Suporte à NFC, Teclado padrão multitouch, Melhorias no controle de aplicações rodando em background, Adição do “gerenciador de aplicativos” no menu da Home, Suporte a SIP, Gerenciador de Downloads e Suporte a câmera frontal, e video conferência nativo (talvez em breve pelo Google Talk).



                                                  
 - Android 3.0 Honeycomb (mostrado na CES 2011), essa foi a versão divisora de águas, que foi feita exclusivamente para Tablets. Com um design diferente, ela traz melhorias incríveis na plataforma. Algumas das melhorias.
  Design completamente diferente, feito exclusivamente para telas grandes, Barra do sistema, que é como a barra de notificações, Barra de ações, que muda conforme o aplicativo, e serve para interagir com o aplicativo, Multitasking mais visual, com miniaturas dos aplicativos e Mudança no visual dos aplicativos nativos (Browser com abas estilo Chrome, etc).


                                                   
 - Android 4.0 Ice Cream Sandwich é o primeiro Android feito para uso tanto em tablets como em smartphone.
  A novidade mais chamativa é que o Android 4.0 ganhou um algoritmo de reconhecimento de face. Ele é capaz de identificar, por meio da câmera frontal, a pessoa que está em frente ao smartphone. Esse recurso pode ser usado para destravar o smartphone sem que seja preciso digitar uma senha.Nessa versão , o reconhecimento de voz foi expandido Ela permite falar palavras ao telefone em vez de usar o teclado para escrever.


  A tecnologia NFC (Near Field Communications), que permite fazer pagamentos aproximando o smartphone do terminal de caixa, ganha nova utilidade com o Android Beam. Esse recurso, incorporado ao Android 4.0, possibilita transferir links, localizações no mapa, contatos e outras informações rapidamente entre dois smartphones ou tablets com Android. Basta aproximá-los e acionar o comando na tela.


Postado por: Carol Manoel
Fontes: -http://www.euandroid.com.br/geral/2010/11/historia-do-android/
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Android
-http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu/verConteudo.asp?id=3515

Nenhum comentário:

Postar um comentário